“Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra”.
Para muitas pessoas nos dias de hoje ter sorte é ganhar um prêmio da loteria, título de capitalização ou em sorteios. O que se diz no dito popular “tirar a sorte grande”. Outros buscam de todo jeito entrar num reality show para ser descoberto e ganhar fama ou até mesmo conhecer uma pessoa importante para ter vantagens, tudo isso para mudar de vida.
A bem da verdade poucas pessoas conseguem alcançar esse objetivo, pensando numa população de aproximadamente 190 milhões de habitantes um número bem pequeno alcança uma nova sorte ou uma nova vida desta maneira. Todos nós queremos na verdade ter um ano melhor do que o anterior, ser bem sucedido em tudo que fizermos ter vitória em todas as áreas das nossas vidas. Então vamos seguir os trilhos de alguém que serve como referência, Mudou o Senhor a sorte de Jó.
Mudou o Senhor, aprouve ao nosso Deus todas as coisas, nada passa despercebido aos seus olhos ele pode mudar a sorte de quem ele quiser; pois assim temos o exemplo de Jó, um homem com uma vida confortável e tranqüila e de repente tudo mudou e mudou para pior. Também podemos ser surpreendidos negativamente, por exemplo, uma enfermidade, perder um ente querido, dificuldades financeiras e de relacionamentos, nossa vida está em constante alteração e são muitas as tribulações que passamos em nossas experiências.
Então, em que porta bater nesta hora? Assim como Jó devemos confiar em Deus, bater à porta do Senhor como diz a palavra: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Mateus 7.7). Da mesma maneira que Deus mudou a historia de Jó, ele pode mudar a sua também. Nada está perdido , há sempre um recomeço, espere em Deus, pois ele afirma em sua palavra “ele trabalha para aquele que nele espera” (Isaías 64.4).
A sorte, cada um de nós sabe onde estão os maiores obstáculos, neste caso, Jó estava muito doente tinha perdido seus bens e logo perderia todos os seus filhos, uma dor inestimável, no entanto teve em Deus sua sorte mudada.
Nossas necessidades podem ser diferentes da que Jó tinha, mas a verdadeira fonte de todo suprimento e vitória é somente no Senhor. Esta é a verdadeira sorte, contar com a poderosa mão de Deus, esta mão que nos cura, acalenta, que traz à existência o que não existe que sustenta nos momentos mais adversos esta é a sorte que vale a pena buscar.
Jó, quantas qualificações tinha esse homem chamado por Deus de: “o meu servo Jó” (Jó 1.8). Homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, mas foi provado e aprovado por Deus em meio a dores e sofrimento.
O cristão não está livre das aflições, lutas e dificuldades, mas Deus está sempre com ele para livrá-lo em meio a todos os desafios. A volta por cima que Jó experimentou está disponível a todos os que confiam no Senhor, pois somos provados para sermos aprovados, porém todos já fomos redimidos. O ano de 2012 está apenas começando, vamos juntos, num só corpo, pois o nosso general Jesus Cristo já está à frente.
Assim, abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro (Jó 42.12), a minha e a sua história também pode dar esta volta por cima. Que Deus nos abençoe.